Montbrison, 25 de agosto de 1828.
Senhor:
Tenho necessidade de apresentar ao conselho geral, na próxima sessão, o número de escolas primárias que estabelecestes no departamento, as comunas onde estão situadas e o número de alunos que são admitidos em cada uma.
Como o conselho geral deve reunir-se em 8 de setembro próximo, rogo-vos que me envieis as informações antes desta época; as informações me são necessárias para que possa basear os meus pedidos de fundos que terei de fazer em favor das escolas primárias.
Aceitai, senhor, a segurança da minha consideração especial. Pelo prefeito departamental, ausente em visita de inspecção, o secretário geral delegado,
(assinatura ilegível)
_____________
Notas
A assinatura desta carta é ilegível mas as indicações “Secretário Geral Delegado de Montbrison” fazem identificar o remetente na pessoa do sr. Henri Nicolas Levet, funcionário da prefeitura daquela comuna, de 1816 a 1848. Carta de teor administrativo: solicita dados para completar a documentação informativa sobre as escolas do Departamento do Loire e para o cálculo das dotações financeiras para o ano de 1829. Oito meses mais tarde, em abril de 1829, o Pe. Champagnat escreve ao Prefeito Departamental do Loire, em Montbrison, agradecendo a doação de 1.500 francos para as escolas do Instituto; tal subvenção será repetida por alguns anos. Durante o ano de 1837 o Fundador escreverá duas vezes ao sr. Henri Nicolas Levet, sempre a propósito de assuntos administrativos (Lettres, doc. 12, 155 e 156).
_____________
AFM 129.02