Carta de Sr. Etienne-François Clérimbert a Marcelino Champagnat

St. Symphorien-le-Château,
15 de setembro de 1823.
Senhor:

Há tempo desejava estabelecer uma escola primária em St. Symphorien-le-Château. O prefeito departamental deu-me autorização para erigir uma escola. Tendo ouvido falar da vossa instituição, o bem que dela se diz nos faz desejar que os vossos Irmãos se estabeleçam na comuna. Asseguro-vos que a escola primária, dirigida pelos vossos Irmãos, será vista com prazer pela população.

A comuna está autorizada a dar a soma de 400 francos, o alojamento e a mobília necessária para dois Irmãos. Vejo com pena que a soma é pouca coisa, mas temos a esperança de que muitos jovens estarão em condições de pagar, o que aumentará os vencimentos.

Se fordes assaz generoso para prestar serviço aos habitantes de St. Symphorien com o envio de dois Irmãos para o primeiro ano, esperança temos de que, no próximo ano, contaremos com um terceiro. Faremos o possível para conservá-los; a comuna fará todos os sacrifícios necessários. Caso um dos dois seja apto a dirigir os alunos da aula mais adiantada, seria ainda melhor para a comuna. Ademais, senhor, confiamo-vos a decisão a respeito disso e ao sr. pároco, o qual vos escreverá para vos dizer o que nos convém. É essencial, se não houver inconvenientes, que envieis um Irmão para nos dizer o que será necessário no que toca à mobília dos Irmãos e ao tipo de estante que convenha aos alunos; com isso os Irmãos também conhecerão o local. Confio plenamente em vós; ficai certo, senhor, de que é com verdadeiro prazer que veremos a escola primária sob a vossa direção. Esperarei a vossa resposta para tomar qualquer determinação.

Recebei, vo-lo rogo, a segurança da consideração muito distinta do vosso muito humilde e muito obediente servidor,

CLERIMBERT, prefeito.

_____________
Notas
Etienne-François de Clérimbert era o Prefeito de St. Symphorien-le-Château, pequena localidade entre St. Etienne e Lião. Quando decidiu abrir a escola primária municipal, recorreu aos “professores formados pelo coadjutor de La Valla”, dos quais obtivera boas referências. Os Irmãos já atuavam com sucesso em três escolas da região: Saint-Sauveur, Bourg-Argental e Tarentaise. Não temos a resposta escrita do Fundador, mas sabe-se que enviou dois Irmãos para a inspeção do local da futura escola e que o atendimemto foi rápido, pois a escola começou a funcionar no mês de novembro daquele ano. A localidade, hoje, tem o nome de Saint Symphorien-sur-Coise. O assunto expresso nesta carta é um pedido de Irmãos para a abertura de escolas, tema que se repetirá em muitas outras cartas dirigidas ao Pe. Champagnat.

_____________
AFM 129.01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.