Carta de Pe. Joseph Gauché a Marcelino Champagnat

Chavanay, 5 de novembro de 1839.

Senhor e caro confrade:

Não fosse o acidente que me aconteceu pelo fim do mês de abril e do qual ainda não estou inteiramente curado, teria tido a honra de ver-vos antes da entrada das aulas. Havia encarregado o meu sobrinho, de St. Chamond, para que me substituísse junto a vós acerca da comissão de que se tratava e de que se trata ainda; eu o havia informado de tudo; a explicação de viva voz é melhor do que por escrito. Ele, porém, esqueceu completamente esta comissão; só se lembrou dela quando estava a meio caminho, no seu retorno; eis por que me vi obrigado a escrever a presente.

Trata-se da escola de Chavanay, que vai mal. O pobre Irmão Laurent é santo homem, bela alma diante de Deus; mas, para grande desgosto meu, sou forçado a dizer-vos que não possui as qualidades requeridas para ser Diretor, sobretudo do estabelecimento de Chavanay; conquanto se lhe faça justiça no concernente à virtude, não há senão uma voz, em toda a paróquia, acerca da sua incapacidade. Por cúmulo, eis que retirastes o Irmão Modeste; este, embora jovem, tem suficiente experiência; foi substituído por outro mais jovem que, talvez, possua muitos talentos, mas dá demasiado valor às exterioridades. A verdade é que fomos mal contemplados há algum tempo; não se teme dizer por aqui que pareceis mandar-nos o refugo dos outros estabelecimentos. O Irmão Laurent não entende nada de administração da casa; compra sem critério ab hoc et ab hac, disto e daquilo, tudo o que lhe vem à cabeça. Cumpre que faça o que uma vez ficou decidido. Não me surpreenderia saber que mal conseguem sobreviver. Eu lhe forneci lenha durante o verão, o que não poderei fazer indefinidamente. Temo que o mal vá crescendo, que os pais se desgostem de enviar os filhos à escola, caso não vos apresseis em operar mudança com o envio de Irmãos que restabeleçam a confiança.

Como não soube mesmo se o meu sobrinho vos deu parte de tudo isto, fiquei grandemente surpreso de ver retornar o Irmão Laurent. Ademais, não ignorais a instrução do Prefeito Departamental aos tesoureiros, proibindo-lhes a outorga do mandato de professor, a menos que cada qual justifique: 1° ter diploma de capacitação; 2° que foi aceito pela comissão e pelo Conselho comunal; 3° enfim, que foi aprovado pela comissão do distrito. Não se trata de exigência arbitrária do sr. Prefeito, como em outras ocasiões. Isto vem da autoridade superior. O pobre Irmão não tem nada disso e duvido muito de que o obtenha.

Tende a bondade, caro superior, de tomar alguma medida para que o bem continue a ser feito e para que eu não tenha a dor de ver fracassar uma empresa na qual tive tantos incômodos e que me prometia tão felizes resultados.

Aceitai a certeza da minha respeitosa consideração com a qual tenho a honra de ser, senhor, o vosso muito humilde e dedicado servidor, GAUCHÉ, pároco.

_____________
Notas
O Pe. Gauché teve grande influência em Chavanay pela sua longa permanência, de 1801 até 1854, como vigário e depois como pároco. Era amigo e conhecido dos padres Champagnat, Courveille e Colin. Foi ele quem intermediou o encontro do Pe. Champagnat com o Pe. Courveille, em 1826, para desfazer o contrato de posse conjunta das propriedades de La Valla e l’Hermitage (Carta nº 3). Ele tinha conseguido a presença dos Irmãos na sua paróquia já em 1824. Inicialmente a escola funcionava em casa doada por uma benfeitora, a senhorita Ollagnier. Depois, em 1835, o Pe. Gauché restaurou completamente a escola, gastando nisto 12.000 francos. Nesta carta ele se queixa do escasso preparo dos dois Irmãos que atendiam a escola naquele ano de 1839. Era diretor o Ir. Laurent, o mesmo da catequese nas montanhas do Bessat, mas que, agora, com 47 anos de idade, já não mantinha o mesmo entusiasmo. Tinha chegado aí no ano anterior: fazia a cozinha e dava a aula dos principiantes. Não tinha diploma válido para ser nomeado professor comunal. O Pe. Gauché quer que ele seja trocado ou, pelo menos, que o segundo Irmão seja mais competente.

_____________
AFM 129.70

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.