Carta de Pe. Jean-Forest a Marcelino Champagnat

La Favorite, 20 de julho de 1836.

Senhor superior:

Acabo de receber notícias do nosso caro Pe. Pompallier. Foi sagrado Bispo em trinta de junho na igreja dos padres capuchinhos, dedicada à Imaculada Conceição da santa Virgem Maria. Retornará a Lião em 4 de agosto, quiçá antes. No dia 6 do mesmo mês, dia da transfiguração do Senhor, deve dar a confirmação e presidir à primeira comunhão dos nossos pequenos de La Favorite. Caso possais estar conosco nesse dia, dar-nos-eis o maior prazer.

Creio haver encontrado aqui, em La Favorite, o que procuramos em Lião e arredores durante muito tempo, quero dizer a casa do noviciado para os padres e para o curso de teologia. Conheceis a casa do vizinho que está ao lado do pensionato e que com este forma uma só construção. Se quisermos, no-la alugam. Aí poderíamos fazer vastas salas de estudo, grandes dormitórios, cozinha para os meninos, quartos para as funcionárias, que ficariam, deste modo, inteiramente separadas do resto da casa. Transportaríamos para esse lado tudo o que se acha na grande casa quadrada, que está no claustro, liberando todas essas peças para os padres; não teriam nenhuma comunicação com o pensionato, a não ser pela capela. No claustro, ficaria para os padres a parte que está voltada para o sul, que é toda a testada do claustro. O Pe. Durand, pároco de St. Irénée, a quem comuniquei essas novas idéias, julgou-as tão convenientes que foi em seguida ter com o vizinho para solicitar-lhe que fizesse o aluguel; pareceu aceitar, mas pediu tempo até domingo para refletir.

Comuniquei tudo ao superior de Belley. Espero resposta em breve. Se tudo tiver êxito como esperamos, será preciso que venhais quanto antes para ver e examinar que plano poderíamos seguir nas diferentes reformas que teremos de fazer antes da chegada dos alunos. Se o negócio se ultimar, vou escrever-vos logo outra carta.

Esquecia-me de dizer-vos que o Pe. Pompallier tomou como título o de bispo de Maronée.

Os meus respeitos e homenagens aos padres Terraillon e Servant. Tenho a honra de ser o vosso muito dedicado servidor FOREST, p. m.

P.S. Em segredo… O Pe. Dutreil, pároco de St. Pierre, fez oferecer e ele próprio oferece o seu Colégio de St. Chamond aos nossos Irmãos de Lião. Parece até que a administração civil de St. Chamond, conhecedora do sr. Dominget, desejaria muito a transação. Falei ao Pe. Cholleton, que não vê impossibilidade. Que pensais disto?

_____________
Notas
O Pe. Jean Forest, padre marista do grupo de Lião, tinha estagiado em l’Hermitage, ajudando o Pe. Champagnat, de outubro 1831 a fevereiro de 1832, depois fora para a comunidade dos padres, em Valbenoîte. Quando o Pe. Pompallier teve de deixar a casa La Favorite, em Lião, para ser sagrado bispo e preparar-se para as missões, o Pe. Forest o substituiu na direção espiritual daquele pensionato. Nesta carta, escrita do seu novo local de apostolado, ele comunica ao Pe. Champagnat a notícia da sagração do Pe. Pompallier, e o seu cronograma de visitas. Retorna ao tema da casa central para os dois grupos de sacerdotes maristas e apresenta a sugestão de comprar os locais vizinhos à casa La Favorite, em Lião.

_____________
AFM 129.22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.