Belley, 25 de agosto de 1833.
Senhor e caro confrade:
O momento da nossa partida para Roma aproxima-se. Estarei em Lião na manhã de quinta-feira, 29 do corrente. Vários dos nossos confrades nos acompanharão até Lião. Reunir-nos-emos entre as sete e as oito da manhã, em casa da sra. Chavassieu, na ruela Bombarde; daí, pelas oito horas, subiremos todos a Fourvière para colocar a nossa viagem sob a proteção da nossa Mãe comum. Um dos nossos oficiará a missa a que os demais assistirão. Cumpre que estejais presente à reunião: importa que assineis o pedido a Sua Santidade que todos já assinamos em Belley. Esta assinatura não nos liga a nenhum compromisso; se alguém não puder vir, deve autorizar que outrem assine no seu lugar. Nessa mesma ocasião, escrevo ao Pe. Séon. O Pe. Terraillon poderia assinar igualmente. Comunicai-lhe a minha carta.
Imagino que conseguistes certificado em favor dos vossos Irmãos da parte dos bispos de Grenoble e de Viviers. Tende a fineza de trazer-mo.
Mil coisas aos vossos bons Irmãos, a cujas orações me recomendo instantemente.
Sou, com respeito e singular afeição, o vosso de todo dedicado confrade COLIN, superior.
_____________
Notas
O Pe. Colin comunica que iniciará a viagem a Roma no dia 29 de agosto, partindo de Lião para Marselha e de lá, de vapor, para a Itália. Quer aproveitar a passagem por Lião para reunir-se com os padres Champagnat, superior em l’Hermitage, e Séon, superior em Valbenoîte, porque precisa da assinatura deles na petição oficial da Sociedade de Maria, endereçada ao Papa Gregório XVI e que o próprio Pe. Colin levou em mãos.
_____________
OM 283