Carta de Marcelino – 279: Monsieur Etienne André Celle, vicaire à Saint Julien Molhesabate

Senhor Padre,

Apresso-me em garantir-lhe o envio de dois Irmãos para a paróquia de Saint Julien Molhesabate. Só nos resta dar logo conhecimento às autoridades eclesiástica e civil, a fim de que nada se faça sem ter a aprovação delas de maneira explícita.

Há contudo um pequeno empecilho de que o senhor terá que se encarregar. Nossos Irmãos que possuem certificado estão todos colocados. Eu só poderei mandar-lhe dos que estão se preparando para os exames do mês de março próximo. A situação legal dos mesmos estará atrasada de alguns meses, mas creio que o senhor encontrará um meio de remediar a esta falha. Quanto ao mais, eles estarão aptos para se apresentarem aos próximos exames.

Queira comunicar-me quanto antes se esta condição lhe serve.

_____________

Notas

Falando em nome do seu pároco já muito idoso, Padre Besson, o coadjutor escreveu ao Padre Champagnat para lhe dizer que tinha em vista uma casa para abrigar os Irmãos; só estava a exigir ainda alguns retoques. Assegurou também o pagamento aos professores.

Tudo combinado, no final de 1839, dois Irmãos foram destacados para começar a escola. Não tardaram em conquistar o título instituteurs do município, podendo assim ser pagos pelo prefeito, conforme estatuía a Lei de 1833.

_____________

Daprès la minute, AFM, RCLA 1, p. 136, nº 173

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.