Senhor Pároco,
Recebi com muito prazer a importante carta que o senhor nos fez a honra de escrever, na qual nos fala das benévolas intenções do senhor Arcebispo de Bordéus para com nossa Sociedade. Faremos tudo o que de nós depender para tornar-nos úteis à sua importante diocese, quando a Providência nos proporcionar a ocasião de estabelecer escolas na região.
No momento é impossível para nós fornecer-lhe Irmãos, porque os estabelecimentos que podemos criar já estão todos prometidos e porque temos que atender a um grande número de pedidos anteriores ao seu.
Rogo-lhe aceitar meus sentimentos de gratidão pela confiança com que o senhor se digna honrar nossa casa e o sincero devotamento com que tenho a honra de ser…
_____________
Notas
Outro Arcebispo, Dom Ferdinand Donnet, originário de Bourg-Argental e condiscípulo do Padre Champagnat (Cf. O. M. 3, p. 989) vem apoiar o pedido de fundação de uma escola marista. Como o Padre Champagnat pede mais uma vez paciência e propõe um compasso de espera, o pároco tornará a insistir mais tarde. (Cf. Carta no 284)
_____________
Daprès la minute, AFM, RCLA 1, p. 133, nº 164