Carta de Marcelino – 233: Fr. Denis

Notre Dame de lHermitage, 10 de dezembro de 1838.

Meu caríssimo Irmão,

A pessoa que está em dívida com Saint-Didier pede que você lhe mande a promissória. Quer saldar o débito. Queira entregá-la ao Irmão Stanislas.

Estou muito satisfeito por você ter conseguido seu diploma. Agradeça a Deus por esta graça, a Ele é que você se tornou devedor.

Nada de novo na casa mãe. Estamos continuando a receber muitos noviços. No mais, tudo vai indo normalmente. Acrescentemos: Que Jesus e Maria sejam eternamente benditos

Adeus, meu caro Irmão!

Tenho a honra de ser seu muito afeiçoado em Jesus e Maria.

Champagnat

_____________

Notas

Nas Cartas no 118 e 168, vimos que o Irmão Denis era Diretor da escola de St. Didier-sur-Rochefort. Ele está com a promissória de que trata esta carta. Por que, então, o devedor se dirige ao Padre Champagnat e não ao Irmão Denis? Só podemos fazer conjecturas, se tentarmos responder.

Quanto à conquista do diploma pelo Irmão Denis, o Irmão Avit afirma, em seus Annales, que ele se apresentou aos exames em março de 1839. Era nesta época que habitualmente se faziam tais exames, mas a banca examinadora podia reunir-se também em outras datas.

Pessoas influentes, como foi o caso contado na carta de n.º 229, podiam conseguir exames fora da época de costume. O Irmão Denis pode ter-se valido de uma dessas ocasiões especiais e ter conseguido o brevet mais cedo, pelo que o Padre Champagnat o felicita.

_____________

Daprès lexpédition autographe, AFM, 111.50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.