Senhor Prefeito,
Fiquei deveras contrariado por não ter podido apresentar-lhe meus respeitos quando passei por Sury.
Era intenção minha ver com o senhor as melhorias a serem executadas nas salas de aula de nossos irmãos, para que fiquem de acordo com o nosso regulamento e nossos métodos. Como estão agora, torna-se impossível para nossos Irmãos seguirem nosso método de ensinar e de controlar os alunos, como devem.
Tínhamos escrito no ano passado (cf. Carta no 161) para que essas melhorias fossem feitas, mas foram adiadas para o presente ano.
Nós as julgamos indispensáveis. Como procuramos nisso tudo o maior bem dos alunos e os interesses de seu município, esperamos, senhor Prefeito, que o senhor tenha a bondade de fazer com que o que estamos pedindo seja feito antes da Festa de Todos os Santos, de tal modo que o reinício das aulas não fique atrasado, o que infalivelmente acontecerá se, até aquela data, as melhorias não tiverem sido feitas.
Queira aceitar os sentimentos de elevada estima e respeito com que tenho a honra de ser, senhor Prefeito, o servo muito humilde e obediente,
Champagnat
_____________
Notas
Nos “Annales” do Irmão Avit, quando fala de Sury, escreve o que segue: O Padre Champagnat foi fazer uma inspeção na escola; as salas não satisfaziam aos requisitos anteriormente combinados. Não tendo podido conferenciar sobre o assunto com o prefeito do lugar, por estar este ausente nos dias da visita, o Padre escreveu-lhe no dia 25. Voltará a insistir, na Carta de no 216.
_____________
Daprès la minute, AFM, RCLA 1, pp.98-99, nº 113