Senhor Prefeito,
Estou bastante contrariado por não poder mandar-lhe Irmãos na Festa de Todos os Santos que se aproxima, conforme seu desejo.
A falta de gente e as promessas anteriormente feitas nos impedem, no momento, de abrir novas escolas.
Creia-me, senhor Prefeito, que me seria muito agradável poder ir em auxílio de seu zelo pela instrução da juventude de seu município. Veria com muito bons olhos uma escola dirigida por nossos Irmãos e funcionando em Saint-Rambert, pois além do bom resultado que certamente alcançariam, bafejados pela sua benevolente proteção, uma tal escola estaria muito bem colocada para nós, como a marcar o centro das que já possuímos naquela região. Por isso, logo que pudermos, faremos o possível para atender a seus desejos e também para provar a V. Sª quanto lhe somos gratos pela confiança que tem demonstrado para com nossa instituição.
Tenho a honra de ser, com todo respeito, Senhor Prefeito, seu servo muito humilde e obediente.
_____________
Notas
O pedido deste prefeito é convidativo, pois Saint-Rambert seria o ponto central de um conjunto de escolas. Algumas já funcionavam: Sury, Firminy. Outras, Usson e esta de Saint Rambert viriam depois.
Saint-Ramber, ponto estratégico, a 32 km de lHermitage e a 73 de Saint-Genis-Laval, passando por Oullins.
Mas, por ora, não é possível prometer mais fundações, estando já na mira La Grange-Payre e Saint-Pol-en-Artois. Só em 1885 é que foi aberta a escola de Saint-Rambert. Também é preciso dizer que no tempo de Champagnat, o pároco de lá torcia antes para os Irmãos da Cruz, do Padre Bochard, que já estavam em St-Just-sur-Loire
_____________
Daprès la minute, AFM, RCLA 1, p. 94, nº 108