Senhor Diretor,
Sua primeira carta chegou durante minha ausência. A última eu a recebi poucos dias depois que cheguei.
Acabam de anunciar-me que foram incluídas duas palavras em resposta à sua carta no envelope destinado ao Superior do seu Seminário. O teor da carta se referia a um projeto de noviciado que ele nos propusera. Talvez não tenha ainda recebido esta resposta.
Tenho intenção de fazer uma viagem rápida ao Sul (da França). Espero ir encontrá-lo para, juntos, conferenciarmos a respeito do estabelecimento que o senhor está pedindo. Na verdade não poderemos fornecer Irmãos neste ano, por falta de gente, mas o seu pedido é tomado em consideração e nos esforçaremos para atendê-lo o mais breve possível.
Aceite meus sentimentos de gratidão pela benevolência com que honra a nossa Sociedade e receba a homenagem de respeitoso com o qual sou seu mui humilde e obediente servidor.
Champagnat,
s. d. m.
_____________
Notas
Irmão François já tinha escrito, no ano anterior, ao então Superior do Seminário, Padre Gaspard Grasset. Queria ele estabelecer um noviciado no Sul da França. Como o Padre Champagnat se encontrava em Paris, o Irmão François pediu que aguardasse a volta dele para lHermitage. Sabia-se que Champagnat tencionava expandir a Congregação para o Sul.
Agora é o Diretor do mesmo Seminário que pede Irmãos, mas para sua cidade natal, Brassac.
_____________
Daprès la minute, AFM, RCLA 1, pp. 92-93, nº 105. 199, 02-08