Senhor vice-prefeito,
Quando nos pediram Irmãos para Saint-Martin-la-Plaine, fizemos notar que o local não se prestava muito.
Disseram-nos que os Irmãos ocupariam este local somente durante um ano e que depois iriam morar em outra casa construída ad hoc.
Nós nos ativemos às ponderações que nos foram feitas a esse respeito. Mas, nossa condescendência nos custou caro; foi aí que um de nossos Irmãos perdeu a vida e outro, a saúde.
Por isso, vemo-nos obrigados a interromper nossa permanência nessa escola, até que termine a nova construção. Mas, não quisemos chegar a este extremo, sem antes prevenir V. Excia.
Com a satisfação de poder apresentar-lhe de novo a homenagem de respeitosa atenção com a qual serei sempre seu humilde e obediente servidor.
Champagnat
_____________
Notas
Os Irmãos se instalaram em Saint-Martin-la-Plaine, em 1836. Em condições precárias: abrigo insalubre, tão ruim que dois Irmãos perderam a saúde, um deles morreu.
O Padre Champagnat se dirige nesta carta ao vice-prefeito que, segundo o Art. 17 da Lei de 28 de junho de 1833, era o encarregado de fiscalizar e animar a instrução primária do distrito.
Diz-lhe sem rodeios: Vemo-nos obrigados a largar esta escola.
Perante o ultimato, a questão da moradia foi solucionada, mas dos gastos da construção não sobrou verba para a manutenção dos Irmãos.
_____________
Daprès la minute, AFM, RCLA 1, p. 81, nº 92, éditée dans CSG, 1, p. 256