Na impossibilidade em que me encontro neste momento de ir ter com V. Excia., para novamente solicitar sua benevolência em favor de dois de nossos alunos.
Um que o senhor mesmo viu e mandou para a reforma, em Rive de Gier e que faltou involuntariamente, no dia da chamada em Saint-Etienne. O nome dele, pelo que me consta, não foi riscado da lista, pois que ainda foi convocado como soldado. Além de não possuir a estatura requerida, ele está também com uma hérnia.
O segundo é um jovem pertencente à nossa comunidade. A favor dele não pudemos tomar nenhuma precaução para mantê-lo no ensino. É porque sofre dos nervos e ficou paralítico durante seis meses. Depois da revisão cresceu-lhe um quisto sebáceo nos olhos e ficou quase sem visão. Desejaríamos muito conservá-lo no ensino. Embora não esteja ainda completamente formado, poderá prestar grandes serviços.
Queira ter em grande consideração o caso deste jovem e recomendá-lo ao capitão.
Esteja certo, senhor Prefeito, de meu total devotamento, com que tenho a honra de me subscrever, com todo respeito, seu mui humilde servo,
Champagnat
_____________
Notas
É para recomendar ao prefeito o caso de um Irmão que deve submeter-se ao conselho da junta militar que pode mandá-lo para a reforma. Trata-se do Irmão Théodore (Brossier Benoit). Mas, o caso dele ainda não foi resolvido desta vez, conforme se verá mais adiante, na Carta de n. 178.
_____________
Daprès le brouillon autographe AFM 113.19