Carta de Marcelino – 130: Monsieur Jacques Gonon

Prezado Senhor,

A intenção que acalenta V. Sª de trabalhar para a glória de Deus, criando uma pequena comunidade no castelo herdado por seu filho mais velho, só pode ser muito louvável. Deus não o deixará sem recompensa.

A finalidade deste estabelecimento fica um pouco distante do projeto de nossa Sociedade que é a educação cristã da juventude. Além do mais, não podemos fornecer-lhe Irmãos de imediato, pois temos pedidos demais a satisfazer e que vieram anteriormente ao seu.

A confiança com que S. Sª nos honra alimenta nossos sentimentos de profunda gratidão e o desejo sincero de corresponder à sua benevolência para com nossa Sociedade. Assim nos declaramos sempre seus dedicados servidores.

_____________

Notas

Em 1830, o senhor Gonon tinha destinado parte de sua herança para a construção de uma igreja, no município de Cenves. Rhône. Essa igreja ou capela nunca serviu de igreja paroquial. Gonon teria feito também apelo a uma congregação religiosa para animar a vida cristã dos habitantes dos arredores. Não está claro se ele queria também com o andar dos tempos, criar lá uma escola.

Pelo visto, o Padre Champagnat não entendeu bem do que tratava a carta. Como sempre costumava fazer, elogiou as boas intenções do correspondente, mas descartou a possibilidade de estabelecer uma escola naquele lugar, por não ter a quem mandar.

_____________

Daprès la minute AFM; RCLA 1; p. 52 nº 50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.