Excia. Revma.,
Na visita rápida que tive a honra de fazer V. Excia., consegui falar muito pouco daquilo que tinha a dizer sobre os estabelecimentos que temos em sua diocese. De La Côte, então, nada pude relatar-lhe.
Não podemos deixar aquele estabelecimento na situação em que se encontra desde que o Padre Douillet veio morar junto com nossos Irmãos. Ele não pode dispensar os serviços de uma moça que, pelo fato de ele morar com os Irmãos, está em contato com estes também; tornou-se até a ecônoma da casa.
Se não quisermos passar por cima de nossa Regra, estaremos obrigados a tirar nossos Irmãos de La Côte. Acabo de prevenir o Padre Douillet a respeito desta medida.
Excia., eu não quis abrir este estabelecimento sem V. Excia. estar a par, pensei também que para fechá-lo era bom prevenir V. Excia.
Quanto aos demais estabelecimentos que temos em sua diocese, se V. Excia. houver por bem continuar a dispensar-nos sua benevolência, estamos dispostos, por nossa parte, a continuar sustentando-os, como também a abrir outros assim que as circunstâncias no-lo permitirem.
Todas as dioceses do mundo entram em nossos planos. Quando os respectivos senhores bispos quiserem chamar-nos, acorreremos pressurosos em seu auxílio, sempre nos consideraremos como seus súditos muito humildes e obedientes.
_____________
Notas
O padre Champagnat anuncia ao bispo a retirada dos Irmãos da escola de La Côte. Motivo: O Padre Douillet que morava no seminário passava a residir na casa da escola que ele mesmo cedera para ser a residência dos Irmãos. Consigo levou para lá a ” irmã” Marthe Cuzin para ficar a serviço dele.
No final da carta, o Padre Champagnat aproveita a ocasião para informar ao Prelado que os Irmãos prosseguem animados nos demais estabelecimentos da diocese. São eles: O de Saint-Symphorien-DOzon, de Viriville, de Vienne e de Genas. Pouco depois os Irmãos se retiraram de Vienne (Viena da França), por causa da concorrência dos Irmãos das Escolas Cristãs.
_____________
Daprès la minute AFM, RCLA, 1, p. 31, nº 6, éditée dans CGS, 1, p. 219, et dans AAA p. 208