Jesus, Maria, José!
Senhor Padre e mui respeitável Superior,
Venho hoje agradecer-lhe pela grande bondade com que me acolheu quando estive em Paris, em companhia de Dom Pompallier.
Sua grande bondade me anima a fazer-lhe o pedido de mais um favor: Durante minha permanência em Paris, na sua casa tão aprazível, acompanhado de Dom Pompallier, fiz uma visita ao senhor Delbèque, chefe de seção do Ministério da Instrução Pública (4/9/1836). Entreguei a ele alguns documentos referentes à autorização dos meus Irmãos. O senhor Delbèque me prometeu ativar o processo da autorização que desejo, a fim de fazer sancionar os Estatutos dos Irmãos. Ditos Estatutos já foram aprovados pelo Real Conselho da Instrução Pública e transcritos no Manual Geral da Instrução Primária, sob o número 6, do mês de abril de 1834. Podem ser encontrados com os senhores Hachette e Didot.
Ser-lhe-ia possível, senhor Padre Superior, fazer uma visita ao senhor Delbèque, para perguntar-lhe em que pé está este assunto? Como está demorando para eu ter alguma notícia a respeito! Como é importante para nós conseguir o Decreto, sem o quê o serviço militar nos vai privar do trabalho de um bom número de Irmãos que não se acham suficientemente preparados para conseguir o Certificado (Brevet) de estudos. Queira, por favor, senhor Superior, tomar nota daquilo que lhe vai dizer o senhor Delbèque e me comunicar o que apurar.
Se faltar algum documento no processo, poderei mandá-lo.
Se julgar oportuno fornecer-me as condições de admissão a seu Seminário para os candidatos que se destinam às Missões Estrangeiras, gostaria de tê-las. Nas minhas andanças, pode ser que encontre vocações para essa obra magnífica.
Contamos atualmente com 171 Irmãos em nossa Sociedade, mais uns vinte noviços. Temos 34 estabelecimentos espalhados pelas dioceses de Lião, Belley, Grenoble, Viviers e Autun. Neste ano, abrimos seis novas escolas. O senhor Arcebispo de Albi solicita a abertura de um noviciado em sua diocese e o senhor bispo de Belley também quer um para a diocese dele. Desejamos ansiosamente legalizar tudo perante o governo antes que nossa obra se amplie mais.
_____________
Notas
Champagnat vai à procura de todos os amigos que podem ajudá-lo a conseguir informações sobre o processo que tramita indefinidamente nas gavetas do Ministério da Instrução ou nas de seus assessores.
Agora é lá com o senhor Delebecque que devem estar parados os papéis.
E Champagnat continua preocupado, pois o número de candidatos vai aumentando de dia para dia. Como fazer para isentá-los do serviço militar sem a autorização legal da congregação?
_____________
Daprès la minute, AFM, RCLA 1, p. 26, nº 9