Senhor Pároco, Senhor Prefeito,
Em resposta à sua carta envio-lhe cópia fiel de outra que recebemos do senhor Vice-Prefeito Departamental.
“Saint-Etienne, aos 17 de novembro de 1836. Senhor,
Tenho a honra de informá-lo que o Conselho Municipal de Sorbiers, ao qual foi apresentada sua reclamação relativa à soma de 100 francos, do exercício de 1835, resolveu indeferir o pedido, por deliberação do dia oito deste mês.
Queira aceitar meus protestos de distinta consideração.
O vice-prefeito
A. Delon.
Ao senhor Chomas, professor municipal de Sorbiers
O senhor Chomas, sendo professor antes da Lei de 1833, não perdeu esse título nem seus direitos, visto que pela decisão de primeiro de outubro de 1833 e a Circular de 9 de dezembro de 1833, os professores municipais em exercício concursados e autorizados antes da promulgação da Lei de 28 de junho de 1833, não precisam de uma nova nomeação do comitê; basta apenas que troquem a autorização que têm por outra emanada do comitê.
Queira aceitar…
_____________
Notas
O Padre Champagnat responde ao Prefeito. Dá-lhe a conhecer o texto de outra carta, a do Vice-Prefeito Departamental, e sublinha a injustiça que as autoridades do município estão cometendo contra os Irmãos.
Os protestos do Fundador não tiveram ressonância no ânimo das autoridades, o que ocasionou o fechamento da escola dos Irmãos, no final do ano letivo de 1837.
_____________
Daprès la minute AFM, RCLA, 1, pp. 22-33, nº 18 bis; éditée dans AAA p. 195