Senhor Prefeito de Sorbier,
Fiquei sabendo que o senhor não tornou a alugar a casa em que os Irmãos davam aulas, o ano passado; soube também que o senhor não começou a construir outro local. Prevejo assim que a Festa de Todos os Santos vai chegar, sem nada estar pronto.
Gostaria muito de saber se o senhor está pensando numa outra solução. Se isto não ocorrer, os Irmãos não poderão, de forma alguma, manter a escola municipal na casa onde estão morando, devido ao pouco espaço e à insalubridade.
No caso de não poder o senhor oferecer solução alguma, eu poderia responder afirmativamente a um município que está pedindo Irmãos para este ano por intermédio do conselho dos senhores Prefeito e Vice-Prefeito departamentais.
Queira, Senhor Prefeito, dar-me a honra de uma resposta sua, para breve.
_____________
Notas
As aulas em Sorbiers funcionavam na casa que pertencia aos Irmãos Cassien e Arsène, que a tinham vendido ao Padre Champagnat em 1832.
A Prefeitura alugava a casa, mas o Conselho Municipal decidiu suspender o aluguel. Já em maio de 1834, houve a decisão por parte da Câmara de construir uma nova escola para os Irmãos. Ora, em outubro nada estava feito ainda e as aulas para o novo ano letivo começariam em 1º de novembro.
Daí a carta do Padre Champagnat, com sua proverbial firmeza na decisão: Se vocês não resolverem o caso, partimos para outra!
O prefeito deve ter tomado providências, pois os Irmãos continuaram em Sorbiers até 1837. (Cf. Carta no 153)
_____________
Daprès un brouillon, AFM, 132.1, p. 37