Senhor pároco,
É costume nosso – e tem força de Regra – que ao término do ano letivo, nossos Irmãos regressem à casa mãe. Só fundamos estabelecimentos com esta condição. Até ao presente, ninguém veio contrariar esta praxe.
Precisamos reunir em torno de nós, durante este curto mês, todos os nossos Irmãos, a fim de nos colocar em sintonia para promover o bom andamento de cada estabelecimento.
Temos que fazer uma avaliação geral, acertar uma infinidade de medidas, o que só podemos acertar se estiverem presentes todos os Irmãos. Peço-lhe, senhor pároco, não ponha obstáculos à obediência de nossos Irmãos. Já no ano passado, o Irmão de Neuville faltou ao retiro. Foi um escândalo para os demais Irmãos.
_____________
Notas
A carta pede ao Padre que permita aos Irmãos se dirigirem a lHermitage para o retiro e as férias, como era de praxe todos os anos. Por que fez Champagnat esta recomendação? Talvez porque o pároco tivesse pedido que os Irmãos ficassem na escola, durante o período das férias, mas a suposição mais provável é que o Padre Champagnat queria prevenir o incidente de que fala ao terminar a carta.
_____________
Daprès la minute autographe, AFM, 132.1, p. 44