Petição ao Senhor Prefeito departamental, a ser feita pelo senhor Ardaillon:
1o) Rogo ao senhor Ardaillon que se digne pedir, de minha parte ao senhor prefeito departamental que se interesse por nossa autorização.
2o) Rogo ao senhor Ardaillon somar esforços com o senhor Prefeito, para achar um meio de nos proporcionar existência legal. Pediria ainda ao senhor Ardaillon, de acordo com o que julgue necessário, que procure fazer com que o senhor Prefeito do Loire se empenhe a favor de nossa autorização. O que sinceramente desejamos é trabalhar para o bem de nossos concidadãos, sob os auspícios do rei dos franceses.
Senhor deputado Ardaillon, as peças do processo foram despachadas para o Ministério da Instrução Pública, no dia 8 de fevereiro. Já tive a honra de lhe informar que vi em Montbrison o relatório do senhor Prefeito departamental e a data da expedição.
Senhor Ardaillon, quanta gratidão lhe ficaremos devendo por tantos serviços seus em favor de nossa causa!. Agora me convenço de que é verdade o que o povo diz aqui na região: o senhor está sempre disposto a ajudar as boas iniciativas em qualquer lugar que apareçam e sempre que seus bons serviços sejam solicitados.
Já me sinto feliz de ter recorrido ao senhor. Que Deus e a Santíssima Virgem Maria estejam a seu favor!. Saint-Chamond goza da maior tranqüilidade e todo o Cantão de Saint- Etienne, penso eu, não terá maiores danos. Penso que, dentro de pouco tempo, tudo estará terminado e que os operários de Lião retornarão ao trabalho. Seriam certamente mais felizes se nunca se tivessem apartado de seu dever. Como são culpados aqueles que os incitaram a esta sublevação! Não vão conseguir ressarcir o dano que causaram à sociedade.
Disseram-me que o comandante de Saint-Chamond esteve em Saint Etienne. Teria muito prazer em dar-lhe notícias sobre nossa região, mas acho que o senhor está mais a par dos acontecimentos do que eu.
Queira aceitar…
_____________
Notas
Em janeiro e março de 1834, o senhor Ardaillon teve que se apresentar em Paris, para tomar posse do cargo de deputado na Assembléia.
Champagnat se dirige a ele para informá-lo que a documentação referente à autorização legal deve estar no Ministério da Instrução Pública. Sugere ao amigo que use seu prestígio de deputado para recomendar ao Ministro que se interesse pela questão em favor dos Irmãos Maristas.
Aproveita a ocasião para agradecer o empenho que o senhor Ardaillon vinha demonstrando pela causa e dá notícias sobre a cidade de Sain-Chamond que se manteve calma, ao passo que muitos operários de Lião se tinham amotinado e reclamavam a emancipação da classe operária, através de distribuição mais eqüitativa do trabalho.
_____________
Daprès la minute, AFM, 132.1, p. 29 et une note, AFM, 132.1, p. 34