Vivam Jesus, Maria, São José!
Notre Dame de lHermitage, 29 de agosto de 1831.
Senhor Labrosse,
A grande, e posso dizer, única condição que se requer para ser admitido em nossa casa é, além da saúde, a boa vontade e o desejo sincero de agradar a Deus. Venha com esta disposição e você será recebido de braços abertos. Você fará o bem em nossa casa; Maria, nossa Boa Mãe o ajudará e, depois de tê-la como primeira superiora, você a terá por Rainha no céu.
A roupa que você usava no Seminário, bem como a roupa de cama poderão lhe servir em nossa casa e constituir o seu enxoval. Como pagamento do noviciado, quatrocentos francos, se puder.
Deixo-o nos Sagrados Corações de Jesus e de Maria. Tenho a honra de ser seu dedicado servidor.
Champagnat, sup. d. I. M.
_____________
Notas
A carta resposta do Fundador a Pierre Alexis, que será o segundo Superior Geral (Ir. Louis Marie), foi mandada para Ranchal que era o domicílio da família Labrosse. Pedro estaria então no Seminário.
Esta carta é bem conhecida de todos. Estipula as condições para a admissão ao noviciado de lHermitage, que o jovem clérigo estava solicitando. Condições: Boa saúde e desejo sincero de agradar a Deus.
Vêm depois os requisitos relativos ao enxoval e ao pagamento da pensão do noviciado Não deixa o Padre Champagnat de aludir à proteção de Nossa Senhora, primeira Superiora do Instituto.
O original desta carta que vem reproduzido no I Volume das Circulares, não é autêntico, adverte o Irmão Paul Sester; supõe ele, contudo, que não tenha sido alterado substancialmente.
_____________
Daprès lexpédition autographe, AFM 113,2; publiée dans CSG I, p. 162; dans AAA, pp. 107-108 et dans la biographie de Fr. Louis-Marie, p. 12