1o) Respondi ao senhor cônego que teríamos prazer em fundar na sua região uma ou duas casas, com o único objetivo de trabalharmos para a glória de Deus e aumentar o número dos filhos de Maria.
2o) Respondi que por volta da festa de Todos os Santos, poderíamos destacar quatro Irmãos para Annecy.
3o) Fiz saber que a Casa Mãe só pede que paguem os gastos de viagem e que ela sempre reserva para si o direito de dispor de seus membros, de acordo com o bem geral que a Sociedade exigir, seja qual for a região em que se encontrem.
4o) Pedimos para os Irmãos, em cada lugar onde forem, uma casa espaçosa, bem arejada e saudável; salas de aula amplas, de acordo com o número de alunos, um quintal para os Irmãos se distraírem trabalhando; mobília de dois mil francos e cem francos anuais para a sua conservação.
5o) Solicitamos sejam pagos mil e seiscentos francos por ano, para quatro Irmãos. Em alguns lugares, permitimos que cobrem pequenas contribuições dos pais remediados, para cobrir uma parte dos gastos do estabelecimento.
Tomo também a liberdade de avisar a administração de Annecy que nós queremos manter o direito de dispor dos candidatos que se apresentarem, segundo nossos critérios, não só para a Sabóia mas também para toda a França.
_____________
Notas
Promete quatro Irmãos a serem mandados por ocasião da Festa de Todos os Santos. A carta estipula as condições exigidas para que os Irmãos se encarreguem da direção de um estabelecimento, em Annecy, que na época já tinha uma população superior a 11.500 habitantes. Não era, como se vê, une petite école de campagne.
Notamos que, ao enviar Irmãos a Bourg-Argental, Champagnat tinha em mira proporcionar ensino e educação cristã aos meninos de pequenas localidades do interior. (Cf. Vida de M. Ch. Edição do Bicentenário, p. 86) Isto em 1822. Seis anos são decorridos e já se nota uma abertura maior nos pontos de vista do Fundador.
_____________
Daprès la minute AFM 132.2, pp. 173-174